Mudanças no fluxo de atendimento

UPA Areal será referência só para adultos com síndromes gripais

Com o agravamento da Covid-19, prefeitura de Pelotas decidiu fortalecer ações para evitar o risco de contaminação cruzada entre pacientes

A partir de segunda-feira (20), a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Areal irá atender apenas adultos com síndromes gripais, em Pelotas. Todos os outros casos devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), à Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes ou ao Pronto-Socorro de Pelotas (PSP), conforme a gravidade. O objetivo é bem claro: separar pacientes suspeitos de Covid-19 de outras patologias, para evitar o risco de contaminação.

A decisão anunciada pela Secretaria de Saúde chega em um contexto que une dois pontos: o avanço da doença em Pelotas e a dificuldade em formar equipe para poder ampliar o trabalho no Centro Covid - na avenida Bento Gonçalves -, que é referência para síndromes gripais, mas apenas para crianças. Com dificuldade de contratar profissionais e montar as escalas, a prefeitura adotará esta mudança no fluxo, para qualificar o atendimento à comunidade e reduzir as chances de contágio cruzado entre os pacientes.

Desde quarta-feira, a UPA Areal colocou, finalmente, o aparelho de raio-X em operação. Desde o começo das atividades, há quatro anos, esperava-se por solução. A Unidade já possuía sala com proteção própria e revestimento de chumbo nas paredes, mas o equipamento ainda não estava em funcionamento. Agora, após ajustes nas instalações elétricas, o raio-X passou a cumprir seu papel: trazer agilidade ao diagnóstico e evitar que o paciente precise deslocar-se de ambulância à Santa Casa para realizar o exame.

"A UPA passou a prestar um atendimento resolutivo", afirma a secretária de Saúde, Roberta Paganini, ao destacar que o aparelho traz imagens digitalizadas e não requer a revelação de chapas, como o método antigo.

Só vá à UPA Areal se possuir quadro gripal
Uma tenda de triagem estará montada em frente à UPA Areal, com técnico e enfermeiro, para conversar com as pessoas que, eventualmente, ainda procurarem a Unidade para poder referenciá-las ao melhor local, conforme as características do quadro de saúde apresentado. A equipe estará apta a verificar se as queixas apresentadas pelo paciente encaixam-se em síndrome gripal.

Se o seu quadro não for gripal, veja onde ir:
- Em situações mais graves: o paciente deve dirigir-se ao Pronto-Socorro de Pelotas. O próprio Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará orientado a encaminhá-los ao PSP. São os casos da cor vermelha, na classificação de risco.

- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Seguem como referência da população, para atendimentos de rotina e quadros mais leves. Apresentam o inconveniente de estar de portas fechadas aos finais de semana.

- Ubai Navegantes: É mais uma alternativa à comunidade. O local fica de portas abertas de segunda a sábado. De segunda a sexta, o horário de atendimento estende-se das 8h às 23h, sem fechar ao meio-dia. Aos sábados é das 8h às 17h. A Ubai acolhe moradores de diferentes regiões da cidade. O endereço é rua Darci Vargas, 212. O telefone é o (53) 3279-4546.

Atendimento a casos urgentes cresceu nos últimos meses
O novo coronavírus provoca reflexos diretos na UPA Areal. Balanço dos últimos meses de trabalho comprova que os quadros urgentes, que costumavam representar em torno de 0,5% dos atendimentos médicos, desde o mês de março - quando declarada a pandemia em Pelotas - não param de crescer. Em junho, o índice já chegou a 3% do total, com 103 pessoas socorridas.
"Mas a equipe fez treinamento com a Sala Vermelha, que é a nossa sala de urgência, para intubação e uso de EPIs", exemplificou o coordenador geral, Guilherme Bergmann. E destacou que os pacientes que forem acolhidos serão enquadrados em três situações distintas, após o atendimento: serão encaminhados para isolamento domiciliar, ficarão um tempo em observação e, nos quadros graves, serão conduzidas ao Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
"Nesses casos, a gente aciona a Central de Leitos, que regula para encaminhamento ao hospital", destaca Bergmann. E lembra: a UPA Areal não é local de internação, embora esteja aberto de domingo a domingo, durante 24 horas.

Fique atento!
UPA Areal:
- Endereço: avenida Ferreira Viana, 2.231
- Telefone: (53) 3032-1040

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IFSul amplia auxílio a alunos em vulnerabilidade Anterior

IFSul amplia auxílio a alunos em vulnerabilidade

Lei viabiliza atividades de agroindústria de pescados em Pelotas Próximo

Lei viabiliza atividades de agroindústria de pescados em Pelotas

Deixe seu comentário